Nos dias atuais é comum encontrar pessoas com queixa de dor crônica. A estatística mostra que um terço da população brasileira sofre algum tipo de dor persistente. Esse dado é preocupante, pois, para metade dessas pessoas, as dores comprometem áreas importantes da vida, como o trabalho, a vida social, o sono, o humor e etc.
Não por coincidência, também é grande o número de sedentários no país. O sedentarismo está entre as principais causas de surgimento de dores no corpo. Portanto, uma simples mudança de hábito pode ser o divisor de águas para quem deseja viver livre de dores e assim levar uma vida mais saudável.
São inúmeros os efeitos maléficos do sedentarismo, entre os mais graves estão à diabetes, a hipertensão e a obesidade. Além disso, também há o enfraquecimento dos músculos, a diminuição de sua flexibilidade, o que deixa o indivíduo susceptível a lesões músculo-esqueléticas e alterações posturais.
Esses fatores funcionam como cascata e, quando menos se espera, encontramos corpos fragilizados pelas dores, resultando em uma influência negativa na auto-estima, que pode afetar a capacidade da pessoa de se relacionar com outros, de realizar atividades da vida diária e até mesmo de exercer o seu trabalho. Associado a isso, muitos passam a sofrer crises de ansiedade e depressão, o que leva a mais inatividade. Portanto, identificar o início desse ciclo vicioso é fundamental para o processo de reabilitação desse paciente.
Para reencontrar a saúde perdida, é preciso uma mudança de hábito, isto é, incluir em sua rotina a prática de atividade física regular. As pessoas ativas têm vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
O Pilates desponta como uma excelente opção para quem deseja ter uma vida mais saudável. A técnica criada pelo alemão Joseph Pilates tem crescido na preferência de quem quer praticar atividade física de baixo impacto, com pequeno risco de lesões e com resultados garantidos. A literatura descreve como benefícios da técnica a melhora da força e flexibilidade muscular, da capacidade respiratória, da circulação, de uma melhor correção postural, como também, da função sexual. Não se pode deixar de mencionar que o pilates também trabalha a consciência corporal e a coordenação motora.
Com todos esses resultados, o Pilates devolve ao praticante o controle sobre seu corpo, com agilidade e disposição e, agora também, livre de dores e outros sintomas que diminuem a qualidade de vida.
Autora: Drª Carine Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário