terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA MULHER!

A Clínica Vitale preparou uma programação especial para o dia da mulher. Afinal: Não somos princesas, somos RAINHAS!

O evento acontecerá dia 08/03 à partir das 18:30h. Haverá coffee break, bate papo com os profissionais da clínica, sorteio de serviços e uma palestra com a fisioterapeuta especializada em Uroginecologia e sexóloga dra. Bianca Herbe.


Confirme presença até o dia 04/03. Não perca!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Fisioterapia Pélvica - Uroginecológica


A Fisioterapia Pélvica, também chamada de Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica, trata as disfunções do assoalho pélvico, também conhecido como períneo.

O assoalho pélvico é o conjunto de músculos, ligamentos e fáscia (uma espécie de membrana) que ficam no fundo da pelve, fechando o fundo dos ossos da “bacia”. Basicamente, estes músculos tem a função de sustentar os órgãos da região (bexiga, útero, vagina, próstata, intestino grosso), controlar a saída de urina e fezes (função de continência), e promover resposta sexual.


Sabendo as funções do assoalho pélvico, podemos imaginar as disfunções dele, ou seja, seu mau funcionamento. E é aí que a fisioterapia atua.


Principais Disfunções do Assoalho Pélvico

Como disfunções do assoalho pélvico, temos as miccionais, coloproctológicas, sexuais, prolapsos dos órgãos e algias pélvicas. Vamos conhecer cada uma delas:


Disfunção Miccional: As mais conhecidas são a incontinência urinária, retenção urinária e enurese noturna.
            
Incontinência urinária: ocorre perda involuntária de urina. Essa perda pode ser ao tossir, espirrar, pegar objetos pesados, ou quando a pessoa não consegue segurar a urina até chegar ao banheiro. A urgência miccional (grande vontade de ir ao banheiro e ao chegar lá urinar pouco) também é incontinência urinária. 

Retenção urinária: a pessoa não consegue esvaziar a bexiga adequadamente. Pode ser causada por tensão no assoalho pélvico ou mau relaxamento destes músculos.

Enurese noturna (xixi na cama):  A enurese noturna (fazer xixi na cama enquanto dorme) que acontece a partir dos cinco anos de idade é também disfunção miccional e deve ser tratada.

Perder urina não é normal em nenhuma idade!


Disfunção Coloproctológica: Nas disfunções coloproctológicas temos a incontinência fecal e constipação.

Incontinência fecal: ocorre de forma parecida com a urinária, mas ao invés de urina há perda de fezes e/ou gases involuntariamente.

Constipação: essa alteração pode ser ocasionada por tensão muscular, má coordenação de contração e relaxamento da musculatura e comportamento inadequado ao evacuar (por exemplo não sentar no vaso  corretamente)


Disfunção Sexual: As alterações sexuais, como dispareunia (dor durante a relação sexual), o vaginismo (contração involuntária dos músculos vaginais que impedem a penetração), a anorgasmia (ausência de orgasmo), alterações de ejaculação e disfunção erétil também podem ser causadas por alterações no assoalho pélvico, podendo ser por fraqueza, tensão ou má coordenação desta musculatura. 

Mesmo quem não tem estes problemas citados acima pode se beneficiar da fisioterapia uroginecológica para melhorar o desempenho sexual.


Prolapsos: Quando os órgãos internos pélvicos descem, saindo de seu lugar, chamamos de prolapso. Exemplos são o prolapso uterino, do reto, da vagina e da bexiga. Muitos desses prolapsos são conhecidos popularmente como “bexiga caída”, “cistocele”, “retocele”, “prolapso da cúpula”, dependendo do órgão envolvido. 

Em alguns casos o tratamento do prolapso é cirúrgico, porém não adianta fazer cirurgia se o assoalho pélvico está fraco. Portanto, antes (pré-operatório) e depois (pós operatório) da cirurgia a fisioterapia deve ser realizada, objetivando melhorar a coordenação motora e força muscular.


Algias Pélvicas (Dor Pélvica Crônica): dores na região pélvica podem ser causadas por tensão muscular e pontos-gatilhos (pontos de dor localizados) no assoalho pélvico.


Gestantes: há ainda o trabalho com gestantes, preparando o períneo para o parto e recuperando no pós parto. Além do trabalho perineal a Fisioterapia atua na gestante como um todo, se preocupando também com outros grupos musculares e respiração.


Na Clínica Vitale contamos com a dra. Bianca F. Herbe, fisioterapeuta pélvica especializada em Uroginecologia, sexóloga e membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica. Agende seu horário!


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A importância do Pilates para uma vida saudável

Nos dias atuais é comum encontrar pessoas com queixa de dor crônica. A estatística mostra que um terço da população brasileira sofre algum tipo de dor persistente. Esse dado é preocupante, pois, para metade dessas pessoas, as dores comprometem áreas importantes da vida, como o trabalho, a vida social, o sono, o humor e etc. 

Não por coincidência, também é grande o número de sedentários no país. O sedentarismo está entre as principais causas de surgimento de dores no corpo. Portanto, uma simples mudança de hábito pode ser o divisor de águas para quem deseja viver livre de dores e assim levar uma vida mais saudável. 

São inúmeros os efeitos maléficos do sedentarismo, entre os mais graves estão à diabetes, a hipertensão e a obesidade. Além disso, também há o enfraquecimento dos músculos, a diminuição de sua flexibilidade, o que deixa o indivíduo susceptível a lesões músculo-esqueléticas e alterações posturais. 

Esses fatores funcionam como cascata e, quando menos se espera, encontramos corpos fragilizados pelas dores, resultando em uma influência negativa na auto-estima, que pode afetar a capacidade da pessoa de se relacionar com outros, de realizar atividades da vida diária e até mesmo de exercer o seu trabalho. Associado a isso, muitos passam a sofrer crises de ansiedade e depressão, o que leva a mais inatividade. Portanto, identificar o início desse ciclo vicioso é fundamental para o processo de reabilitação desse paciente.

Para reencontrar a saúde perdida, é preciso uma mudança de hábito, isto é, incluir em sua rotina a prática de atividade física regular. As pessoas ativas têm vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas. 

O Pilates desponta como uma excelente opção para quem deseja ter uma vida mais saudável. A técnica criada pelo alemão Joseph Pilates tem crescido na preferência de quem quer praticar atividade física de baixo impacto, com pequeno risco de lesões e com resultados garantidos. A literatura descreve como benefícios da técnica a melhora da força e flexibilidade muscular, da capacidade respiratória, da circulação, de uma melhor correção postural, como também, da função sexual. Não se pode deixar de mencionar que o pilates também trabalha a consciência corporal e a coordenação motora.

Com todos esses resultados, o Pilates devolve ao praticante o controle sobre seu corpo, com agilidade e disposição e, agora também, livre de dores e outros sintomas que diminuem a qualidade de vida. 


Autora: Drª Carine Borges

BEM-VINDOS!

Olá pessoal!

Criamos este blog para melhorar nossa interação com vocês. Aqui vocês encontrarão os serviços da clínica, localização, profissionais, matérias e agenda de eventos.

Acompanhem também nosso perfil no facebook e instagram.


Facebook: Clínica Vitale

Instagram: @clinicavitalefsa 

Sigam-nos!